segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Amar ao longe


Eu fui uma das pessoas, como muitas outras, que já disse "relacionamentos à distância não é para mim". No entanto, quando o disse não estava num relacionamento. A verdade é que acho que dizer isso é força do hábito e de não pensarmos para além daquilo que a nossa cabecinha já está habituada a pensar ou a ouvir de outras cabecinhas.
Não é fácil que não é, estar assim. E não é fácil quando é dum momento para o outro que ficamos sem a nossa pessoa, a qual tinhamos quase todos os dias, para só a ver de determinado em determinado tempo. E esse choque tão grande de pensarmos que vamos ficar "sós" pode ser provavelmente o que nos leva, em primeira mão, a dizer "relacionamentos à distância não é para mim". Quando pensei em vir para aqui nunca me passou sequer pela cabeça acabar a minha relação, só porque vinha para aqui. E, ainda hoje, penso como é estúpido sequer pensar-se nisso. Respeitando todas as opiniões, eu só me pergunto, e acabar porquê? Se a relação vai bem, acabar porquê? Eu não ia sofrer menos por estar sozinha. A meu ver ia sofrer ainda mais, porque no meu caso não queria estar sozinha. Não é por ter mudado de país que mudei de coração, que mudei o sentimento. E sim, podem dizer que uma relação não se faz ao longe e blá blá. Mas a questão é que também podemos estar 24h junto a uma pessoa e não ter relação nenhuma. No meu caso, as coisas foram conversadas e de inicio tinha medo de me encher a mim própria de culpas e culpas (eu que sou um bocadinho overthinking) se as coisas começassem a não correr assim tão bem. Felizmente têm corrido. E volto a dizer, é difícil  muito difícil. Mas a solução não é acabar. O que iriamos ganhar com isso? Nada. Não há outro sítio no mundo, em termos de estado civil se me faço entender, onde quereria estar. Estou bem assim. Mesmo ao longe. Porque o sentimento é o mesmo, se não maior.
Acredito que passar pela distância e ausência nos faz mais agradecidos, nos faz dar mais valor às pequenas coisas. Nos faz reparar a falta que nos faz só ir dar um passeio de carro. Ir ao pingo-doce. Dizer boa noite, todos os dias. Contar as novidades diárias, que por vezes parece aborrecido, torna-se, à distância, uma coisa divertida e que nos une. Faz-me sentir bem sentir a falta, porque é sinal que tenho alguém. E no meu caso, alguém que sente também a minha. E isso acaba por superar tudo. E, por isso, hoje arrependo-me de já ter dito "relacionamentos à distância não é para mim", porque não pensava no significado dessa frase quando a disse. Uma relação estável e verdadeira não têm porque acabar só porque, num momento, não há um lugar físico comum. Lugar mais importante é o do coração e onde esse está. O meu está contigo. E como tal, está em casa. Exactamente onde deve estar.

4 comentários:

  1. Eu só daquelas pessoas que defende que o amor supera tudo mas acho que uma longa distância física é a mais dura das provas. Contudo, tenho o exemplo dos meus pais que estiveram separados fisicamente por causa de uma guerra para onde o meu pai foi mandado.

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma dura prova sim, mas se superamos essa prova, acho que é muito bom sinal :)

      Eliminar
  2. Ai Ponguinho, estou toda arrepiada e de lágrimas nos olhos!
    É exactamente isto!
    O coração está onde deve estar; em casa. E a minha casa é onde está o coração dele!
    Obrigada e um beijo do tamanho do Mundo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh! :) Obrigado eu! Pelo exemplo que também és para mim.

      Eliminar