terça-feira, 18 de setembro de 2012

Otros países x Portugal #1

Ora após 12 dias por aqui penso que já posso mandar o meu bitaite acerca das diferenças que já observo.
Começando pela faculdade e o ensino em geral, a diferença é astronómica! Em uma palavra: organização! Aqui porque ela existe e se em Portugal já dava pela falta dela, então agora considero-a inexistente. Aqui em todas as disciplinas antes (antes sim! antes!) de começarem as aulas já existiam fichas da disciplina (bem explicadas, objectivas e diretas) com os conteúdos programáticos, métodos de avaliação etc e tal. Também já tinhamos os horários das aulas práticas, sessões de tutorias (cujo objetivo principal é tirarmos dúvidas com os professores e ainda termos uns pontos bonús no fim por isso - u-a-u-!), e dias de apresentações de trabalhos. Já marcados, pois é, tudo preto no branco, sem margem para dúvidas. Nesta terra também temos acesso aos diapositivos, vulgo slides, antes da própria aula e, em alguns casos, resumos em texto.
Mas a maior diferença de toda e que sim revela muito da cultura é a proximidade com os professores. Aqui para chamar um professor é pelo nome próprio, do género "Ana cual es el tema de hoy?" ou "Juan tengo una duda!". Fiquei abismada e até perguntei às minhas coleguinhas espanholitas se era MESMO assim e se eu não ia parecer mal educada ou tolinha. Perguntei qual criança na pré-primária se também podia fazer como eles vá! E aí fiquei a saber que os professores nem gostam que os tratemos por usted, aqui é tudo por tu, porque segundo as modas aqui somos todos iguais. Somos todos académicos que estão no mesmo sítio de forma a puder partilhar conhecimento. Acho que aí o meu queixinho tocou o chão e ainda o varreu. 
Toma Portugal! Continua com os teus professorzinhos universitários que têm a mania que são senhores professores, mas que no fundo só estão lá a preencher um lugar. Também se nota que aqui os professores preparam as aulas, é vê-los com as folhinhas todas escritas durante a aula e no fim a confirmarem se nos falaram de tudo o que queriam falar. E atenção, sei que há bons e maus professores em todo lado e aqui certamente vou encontrar alguns que deixam muito a desejar. Mas é notória a diferença de mentalidade e o esforço que fazem para realmente ensinar os alunos e não serem apenas "professores universitários". E nota-se também que os alunos aqui sabem mais coisas pelo saber, não pelo decorar que às vezes nos é impingido por termos quilos de matéria para saber em cada cadeira. E muitas vezes a temos de saber só porque sim.
E eu sei, eu sei, que eu devia estar numa altura em que devia apoiar o país e blá blá, mas deixem-me ser egoísta, que patriota não o sei ser, só porque sim. Há que mudar a mentalidade portuguesa, a falta de planeamento, organização e preocupação com a eficiência de qualquer trabalho. Lamento se não vou ser eu a lutar, aí, para a mudar, vou ter de fazer o meu próprio caminho e aproveitar todas as (melhores) oportunidades para me fazerem crescer e ser, neste caso, melhor profissional. Porque sei que aqui estou a aprender muito mais, falando em termos académicos, do que se tivesse ficado em Portugal. Pode ser triste e duro de dizer, mas é a verdade.
Ah! E não podem dizer que eu não apoio o meu país. Hoje numa tienda, aconselhei a senhora da loja a fazer férias em Portugal porque estava tudo mais barato por causa da crise e ela ficou toda entusiasmada! Ah pois é.

P.S. O título deste post tem um "#1" porque palpita-me que ainda vou dar continuação a isto. Mas por hoje, já chega de descasca.

Sem comentários:

Enviar um comentário